Em 2025, o TEAR afirmou-se como um novo ponto de apoio ao empreendedorismo em Alcanena, começando pelo essencial: abrir portas e pôr o espaço a funcionar. Com a inauguração oficial, o TEAR passou a oferecer de forma concreta o que o território precisava para ganhar ritmo — cowork para quem trabalha a partir daqui e serviços de incubação e aceleração para quem quer transformar uma ideia num projeto com pernas, com acompanhamento e ligação ao ecossistema da Startup Leiria.
Ao longo do ano, o TEAR não ficou “fechado em si”. Assumiu um papel ativo na comunidade e na criação de rede, com a realização do E-talks Alcanena, integrado no Festival Entretanto, trazendo conversas com pessoas e projetos que estão a fazer acontecer no interior — e ajudando a dar visibilidade a temas como inovação, novos modelos de negócio, talento e transformação do território.
A fechar o ano, o Talent Up reforçou a componente prática e orientada a resultados: equipas a trabalhar problemas reais, mentoria, metodologias de inovação e pitches finais perante um júri multidisciplinar, com distinções, prémio e incubação para os melhores projetos. No conjunto, 2025 foi o ano em que o TEAR passou de promessa a infraestrutura real do concelho — um espaço onde se trabalha, se cria rede e se acelera o início de novos projetos, com consistência e continuidade.
Powered by
Supported by